quinta-feira, 21 de junho de 2012

Falsa página de sorteios no Facebook engana mais de 35 mil


Uma página no Facebook está promovendo falsos sorteios entre os usuários, e a oferta de prêmios já conseguiu atrair mais de 35 mil pessoas na rede social. De acordo o site Linha Defensiva e com as pessoas que caíram no golpe, a página está instalando “falsas extensões” e malwares no navegador e no computador dos usuário.

Em um endereço chamado “Sorteios 0nline” (com um zero no lugar da vogal ‘o’), criada na última terça-feira (19), há imagens de produtos como MacBooks, iPods, televisores, celulares, entre outros equipamentos, e links para que o usuário curta a página e instale um suposto aplicativo para que ele possa fazer parte do concurso. A página não detalha as condições e regras da promoção ou sequer diz as quais são os prêmios aos quais as pessoas estão concorrendo, limitando-se a dizer que o sorteio será realizado no próximo sábado (23).

Na seção de comentários da página, diversos usuários acusam o site de instalar extensões não autorizadas em seus navegadores. “Não cliquem pessoal é virus , deixa o seu navegador todo preto e não dá pra enchergar (sic) nada , se alguem conseguir me ajuda me digam” diz um dos usuários. “Como se faz pra acabar com esse vírus, ridículo”, indignou-se outra usuária. Algumas pessoas que fizeram o procedimento pedido pela página afirmam ainda que o endereço pede que a pessoa instale um aplicativo diretamente em seu computador, o que aumenta ainda mais o risco de ser infectado por um vírus perigoso.

De acordo com informações de um post do Linha Defensiva, os usuários que instalam o aplicativo instalam uma extensão no navegador que faz com que o usuário envie spams para seus amigos na rede, fazendo com que também caiam no esquema. Isso acontece porque o add-on possui um JavaScript que executa comandos no perfil do usuário, hospedados em endereços que já foram utilizados para outros golpes na rede social. O site afirma ainda que  apenas usuários do Firefox e do Chrome são afetados

fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/06/21/falsa-pagina-de-sorteios-no-facebook-engana-mais-de-35-mil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário