segunda-feira, 22 de outubro de 2012

''Disco robô'' armazena até 4 terabytes de dados e evita acúmulo de HDs externos na mesa


Levante sua mão direita, olhe para esta página fixamente e responda com fidelidade: neste momento o seu computador está completamente seguro, em uma cópia de backup?
Você respondeu sim? Parabéns, seu maluco estatístico. Passe para a próxima reportagem.
Mas se você é como a grande maioria o seu backup está defasado ou não existe.
E essa situação está ficando mais grave a cada dia. O mundo quer que tiremos mais fotos, baixemos mais filmes, toquemos mais música, gravemos mais vídeos. Bem, ótimo, mas se algo vale a pena fotografar, baixar, tocar ou gravar, então também vale a pena fazer uma cópia de segurança.
Então você compra um disco rígido externo. E mais um. E mais um. Depois de um tempo sua mesa parece a minha, enfeitada com um horrível arquipélago de drives descombinados, cada qual com seu cabo e fio de energia.
Aliás, esses drives não são cópias. A maioria contém os arquivos originais que eu descarreguei do computador para armazenamento de longo prazo. Se um desses drives morrer, eu estarei em dificuldades.
Mas a Drobo tem uma sugestão para pessoas como eu.
Você vê, as empresas não compram drives externos da Best Buy. Elas usam conjuntos RAID (Redundant Array of Independent Disks, ou conjuntos redundantes de discos independentes). Isso é uma série de drives congregados dentro de uma única caixa metálica; um software inteligente os faz parecer para o computador um único grande drive. Ou três menores, ou 50 pequenos -- como o administrador de sistema com alto salário decidir picá-los.
Como bônus, graças a um esquema de codificação requintado, os arquivos em um sistema RAID podem ser recuperados mesmo que um dos discos rígidos participantes vá para a grande gaveta de lixo no céu. (É por isso que tem o R de "redundante".)
Há vários anos uma companhia que se chama Drobo (abreviatura de "disk robot, como soubemos) vem perseguindo um único sonho: fazer conjuntos RAID para pessoas físicas. Sujeitos de classe, pequenas empresas e profissionais criativos com pouca perícia técnica e nenhuma equipe técnica.
E na semana que vem ela vai oferecer dois novos modelos: o Drobo 5D (US$ 850) e o Drobo Mini (US$ 650).
fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário